Grifo foi resgatado pela GNR em Vila Nova de Foz Côa

ave selvagem

O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Pinhel, no dia 02 de agosto, resgatou um Grifo (Gyps fulvus) no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Na sequência de um alerta de um popular, os elementos do SEPNA de Pinhel deslocaram-se ao local, tendo localizado a ave que se encontrava debilitada, com ferimentos numa asa. No seguimento das diligências o animal foi recolhido e transportado para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia, para avaliação do seu estado de saúde, reabilitação e se possível devolução ao seu habitat natural.

A ação contou com a colaboração dos bombeiros voluntários de Vila Nova de Foz Côa.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Artigo anteriorAssociação de Municípios do Parque Natural da Serra da Estrela criada para revitalizar a Serra da Estrela
Próximo artigoTrês pessoas detidas na Guarda por tráfico de estupefacientes