Grande Rota 22 das Aldeias Históricas de Portugal passa a ter quase 900 km e já chegou a Espanha

homem a caminhar na natureza

A Associação Aldeias Históricas de Portugal deu, no passado dia 10 de janeiro, um passo importante para a expansão da GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas em direção ao país vizinho.

Em San Martín de Trevejo (Cáceres, Espanha), foi assinado o protocolo de cedência de utilização da marca GR22 – Aldeias Históricas, entre a Aldeias Históricas de Portugal e a Região de Cáceres. A Turismo Centro de Portugal esteve presente, através da vice-presidente, Anabela Freitas.

O protocolo prevê conectar a Rede Aldeias Históricas de Portugal com a Região de Cáceres através da GR22, criando um corredor de ligação que irá abrir novas possibilidades de promoção turística, com maior diversidade e escala, em especial para os entusiastas do cicloturismo e das caminhadas. Este é um projeto realizado ao abrigo do POCTEP, Programa de Cooperação Interregional Espanha-Portugal.

A GR22 contava com cerca 600 km de extensão, distribuídos por 20 municípios, num percurso circular que unia as 12 Aldeias Históricas de Portugal, caminhos históricos e natureza em estado puro. Agora, a aventura envolve também o país vizinho: juntam-se a esta rota 13 municípios da Deputação de Cáceres, acrescentando mais de 200 km de território espanhol e inúmeras povoações históricas, que vão surpreender os aventureiros e cerca de 80 km na ligação de Portugal à fronteira. A GR22 totaliza agora aproximadamente 900 km de percurso.

Artigo anteriorHomem de 26 anos com pulseira eletrónica por violência doméstica no concelho da Guarda
Próximo artigoCarnaval da Serra vai decorrer em Gouveia entre 8 e 13 de fevereiro