A Associação Aldeias Históricas de Portugal deu, no passado dia 10 de janeiro, um passo importante para a expansão da GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas em direção ao país vizinho.
Em San Martín de Trevejo (Cáceres, Espanha), foi assinado o protocolo de cedência de utilização da marca GR22 – Aldeias Históricas, entre a Aldeias Históricas de Portugal e a Região de Cáceres. A Turismo Centro de Portugal esteve presente, através da vice-presidente, Anabela Freitas.
O protocolo prevê conectar a Rede Aldeias Históricas de Portugal com a Região de Cáceres através da GR22, criando um corredor de ligação que irá abrir novas possibilidades de promoção turística, com maior diversidade e escala, em especial para os entusiastas do cicloturismo e das caminhadas. Este é um projeto realizado ao abrigo do POCTEP, Programa de Cooperação Interregional Espanha-Portugal.
A GR22 contava com cerca 600 km de extensão, distribuídos por 20 municípios, num percurso circular que unia as 12 Aldeias Históricas de Portugal, caminhos históricos e natureza em estado puro. Agora, a aventura envolve também o país vizinho: juntam-se a esta rota 13 municípios da Deputação de Cáceres, acrescentando mais de 200 km de território espanhol e inúmeras povoações históricas, que vão surpreender os aventureiros e cerca de 80 km na ligação de Portugal à fronteira. A GR22 totaliza agora aproximadamente 900 km de percurso.