Governo garante recuperação total do Hotel Turismo da Guarda e solução final até março de 2025

O Governo comprometeu-se com a recuperação total do Hotel Turismo da Guarda, assegurando que a solução final para a reabilitação do edifício será apresentada até ao final do primeiro trimestre de 2025. O compromisso foi assumido durante uma reunião de trabalho e visita ao local, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do novo Presidente da ENATUR, Paulo Pereira Coelho, e do Vereador do Turismo, Rui Melo.

Inicialmente, o contrato de 2023 previa uma reabilitação parcial do edifício, mas, durante esta sessão de trabalho, o Secretário de Estado do Turismo garantiu que a intervenção será total. Os dirigentes asseguraram que o processo está em curso e que até março deste ano será apresentada uma solução definitiva.

O desenvolvimento do projeto sofreu atrasos, em grande parte devido à formalização tardia do contrato de arrendamento promovido pela ENATUR, que só foi celebrado em outubro de 2023, apesar do Memorando de Entendimento ter sido assinado em janeiro do mesmo ano. No ano passado, a ENATUR enviou um email com uma pequena memória descritiva, apresentando apenas um conjunto de intenções para a reabilitação do hotel.

Este avanço marca o fim de um impasse de 15 anos, fruto da persistência da Câmara Municipal da Guarda, que nunca deixou esquecer a importância do projeto para o concelho e para a região. O Executivo Municipal manteve uma estratégia de diálogo e pressão política junto dos sucessivos Governos, insistindo na necessidade de revitalizar o Hotel Turismo.

A Câmara Municipal da Guarda também deixou claro ao Governo e à ENATUR que, caso não sejam apresentadas soluções concretas até ao prazo estipulado, o Município poderá exigir a devolução do edifício, permitindo assim que investidores privados possam avançar com projetos viáveis para devolver o Hotel Turismo à sua função estratégica e ao serviço da comunidade.

Artigo anteriorAldeia Histórica do Piódão acolheu assinatura dos Acordos dos Planos de Ação PROVERE
Próximo artigoFeira do Queijo de Fornos de Algodres com inscrições abertas para expositores