GNR detetou 130 contraordenações em operação de fiscalização a animais de companhia no distrito da Guarda

O Comando Territorial da Guarda, entre os dias 16 de janeiro e 30 de abril, realizou várias ações de fiscalização relacionadas com animais de companhia e bem-estar animal, no distrito da Guarda.

No âmbito destas ações de fiscalização ao bem-estar animal, nomeadamente, para verificação das condições de bem-estar dos animais de companhia, os militares da Guarda realizaram várias ações de fiscalização no decorrer das quais foram fiscalizados 512 animais de companhia, tendo sido detetadas 130 contraordenações, destacando-se 37 infrações por falta de registo no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia); 29 infrações por falta de vacina antirrábica; 28 infrações por falta de trela ou açaime.

No seguimento da ação foram ainda detetados três crimes de maus tratos a animais de companhia, sendo constituídos dois arguidos dois homens de 37 e 89 anos.

A ação contou com o empenhamento de todo o efetivo do Comando, em especial os elementos da estrutura do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Artigo anteriorLinha da Beira Alta deverá reabrir dia 12 de novembro
Próximo artigoBombeiros Voluntários de Trancoso voltam a apostar no Passeio de Cicloturismo, no dia 28 de maio