GNR apreendeu duas araras em Vila Nova de Foz Côa

GNR

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA) da Guarda, no dia 30 de dezembro, apreendeu duas araras, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

No âmbito de uma investigação, os elementos do NICCOA procederam à fiscalização das aves, uma azul e amarela (Ara Ararauna) e outra vermelha e verde (Ara chloropterus), tendo verificado que não possuíam certificado CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens), pelo que foi efetuada a sua apreensão.

Foi elaborado um auto de notícia por contraordenação e os factos foram remetidos para a autoridade administrativa competente, nomeadamente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas. 

Artigo anteriorSincelo congelou a cidade de Trancoso no primeiro dia de 2025