Folgosinho festeja os Sabores de Montanha entre 27 e 29 de outubro

Pessoas à volta de uma mesa a comer castanhas

A Festa dos Sabores de Montanha vai realizar-se nos dias 27, 28 e 29 de outubro, na aldeia de montanha  de Folgosinho, no concelho de Gouveia, inserida no âmbito do plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha e o programa  já está disponível. 

Folgosinho será, durante três dias, o cenário desta grande festa outonal, realizada em torno dos produtos  associados à experiência gastronómica de outono, da aldeia de montanha de Folgosinho. 

A Festa dos Sabores de Montanha constitui um certame no qual se pretende valorizar os produtos que  integram essa experiência como a castanha e outros frutos secos, o pão de centeio, o mel e as compotas,  a doçaria tradicional, os cogumelos, a caça e os enchidos, assim como outras atividades económicas  tradicionais e artesanais desta aldeia de montanha. 

Assim, no dia 27, sexta-feira, a abertura da Festa dos Sabores de Montanha vai decorrer pelas 19h00, ao  som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho, seguida de um magusto. A animação musical  não vai faltar com o Grupo de Concertinas de Folgosinho e o concerto da “Bela e Biscaia – Duo Musical”,  que vai ter início pelas 21h30. 

No sábado, dia 28 de outubro, a festa inicia pelas 10h00 com a “Largada de Perdiz”, uma atividade  direcionada a caçadores licenciados e que requer inscrição obrigatória. Em simultâneo, no espaço da Festa  dos Sabores de Montanha, vai decorrer uma tertúlia denominada ”Conversas sobre: o papel da caça no  equilíbrio dos ecossistemas”

A tarde inicia com animação musical pelo Grupo de Cantares “Os Mondeguinhos”, à qual se segue uma  oficina que vai permitir aprender a encher chouriças, bem como uma oficina de sabores de outono, protagonizada pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional. 

O já tradicional concurso de Doçaria de Castanha vai decorrer pelas 16h30, o concurso destina-se à  confeção de doçaria em que o ingrediente principal seja, obrigatoriamente, a castanha. O resto do dia vai contar com magustos e animação musical pelo Grupo RV2, no final da tarde, e o Grupo  “Rock Out” à noite.

O terceiro e último dia da Festa dos Sabores de Montanha vai ter início pelas 9h30, com um passeio de  campo pela biodiversidade, uma atividade que requer inscrição prévia e que vai contar com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens. 

Pelas 10h00 será possível assistir a “Conversas de pão em bruto”, momento que vai contar com a ADIRAM  – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, seguindo-se a missa, a procissão e a bênção dos campos. 

A animação vai estar a cargo do Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho e do Rancho Folclórico e  Etnográfico de Trancoso. 

A Festa dos Sabores de Montanha encerra com um magusto comunitário e a deliciosa sopa de castanha

As ruas de Folgosinho serão decoradas a preceito, com os motivos da época e com objetos tradicionais e  identitários da região, criando-se o cenário perfeito para receber todos quantos queiram visitar esta festa  dos sabores de montanha. 

O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Folgosinho e conta com as parcerias do Município de  Gouveia, da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, do  Instituto de Gouveia – Escola Profissional e das seguintes associações da aldeia de Folgosinho: o Clube da  Caça e Pesca de Folgosinho, a Comissão de Festas em Honra da Nossa Sra. do Socorro, a Associação  Humanitária de Bombeiros Voluntários de Folgosinho, o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho, o  Grupo de Concertinas de Folgosinho (Harmonia Divertida – Associação), a Associação de Baldios de  Folgosinho, a Folgonatur e a Associação Lar de Folgosinho. 

Artigo anterior139.º Aniversário do Comando Distrital da PSP da Guarda vai ser celebrado em Gouveia
Próximo artigoSão Paio recebe as melhores sopas no 22º Festival de Sopas da Serra da Estrela