O Município de Figueira de Castelo Rodrigo vai festejar o Carnaval com um desfile denominado “Correr o Entrudo Figueirense”, retomando uma tradição local entretanto interrompida. O evento terá lugar no dia 19 de fevereiro, pelas 15h00, e irá atravessar algumas das principais artérias da vila.
Com esta iniciativa, a autarquia quer envolver as entidades locais e as freguesias do Concelho, desafiando-as a apresentarem o seu carro alegórico e corso carnavalesco. Para tal, foi criado um prémio de participação para todos os participantes que se inscrevam neste desfile, ajudando assim com a aquisição de materiais e com a logística de todos os inscritos.
Para o edil de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, este desfile “é um repto à criatividade de todos os nosso Munícipes, que poderão utilizar os materiais e as temáticas que acharem pertinentes, enchendo as ruas da vila de alegria, cor e muita animação”.
O autarca refere, também, que a realização deste evento traz “por um lado a alegria que a pandemia e a guerra instalada na Ucrânia nos foi roubando e também a oportunidade de correr o entrudo, algo tão tradicional e que atravessa gerações”.
O desfile começa na Câmara Municipal, passa pelas principais avenidas da vila, e termina na Casa da Cultura, contando ainda com prémios para os participantes que tenham a melhor pontuação no fim do cortejo (1000 euros, 500 euros e 250 euros para primeiro, segundo e terceiro, respetivamente), sendo também encarado como um antecomeço à Festa da Amendoeira em Flor que se realizará no fim do mês de fevereiro e início de março em Figueira de Castelo Rodrigo.