Festival do Borrego Serra da Estrela DOP na Carrapichana traz os melhores sabores da região

Decorreu na manhã deste sábado, 25 de outubro, na freguesia de Carrapichana, a abertura oficial de mais uma edição do Festival do Borrego Serra da Estrela DOP. O evento é coorganizado pelo Município de Celorico da Beira e pela Estrelacoop, com a colaboração da Junta de Freguesia da Carrapichana, da Ancose e de várias outras entidades locais.

O certame, já uma referência na região, assume-se como uma grande festa de promoção da ruralidade celoricense, da cultura, das tradições e, sobretudo, da riqueza gastronómica do território, centrada no borrego e nas múltiplas formas de o confecionar.

Com um programa vasto e diversificado, o festival alia o produto rei — o Borrego Serra da Estrela DOP — à tradição, cultura, artesanato e animação popular. Entre os destaques da programação estão os concertos de Sebastião Antunes e Quadrilha (25 de outubro), Feiticeiros de Horos e Jorge Guerreiro (26 de outubro).

O público poderá ainda desfrutar de momentos de música tradicional portuguesa, feira de artesanato e produtos regionais, jogos tradicionais e da já emblemática “Caminhada Rota do Borrego”. No Espaço de Restauração e no “Taste On Fire”, os visitantes terão a oportunidade de saborear o borrego confecionado com arte e criatividade pelos chefes Rui Cerveira, Paulo Cardoso, António Santos e pela MasterChef Sandra, que têm contribuído para o prestígio crescente do evento.

Mais do que um festival gastronómico, o evento é um convite a uma viagem sensorial pelos autênticos sabores da Serra da Estrela. A carne de Borrego Serra da Estrela DOP destaca-se pela tenrura, maciez, sabor e aroma únicos, resultado da alimentação natural à base de leite materno.

A celebração da gastronomia serrana prolonga-se com a Semana Gastronómica do Borrego Serra da Estrela DOP, que decorre de 26 de outubro a 2 de novembro, nos restaurantes aderentes da Região Demarcada de Produção de Queijo e Borrego Serra da Estrela. Durante este período, o borrego será apresentado em diferentes versões — do tradicional assado e guisado às propostas mais sofisticadas e gourmet.

Mais do que uma festa, o Festival do Borrego Serra da Estrela DOP é um motivo irresistível para visitar Celorico da Beira, a “Capital do Queijo Serra da Estrela”, e descobrir o que de melhor a serra tem para oferecer: paisagens outonais deslumbrantes, património, cultura, desporto e sabores autênticos.

Artigo anteriorFeira Agrícola Transfronteiriça regressa a Figueira de Castelo Rodrigo para celebrar o melhor da agricultura dos dois lados da fronteira
Próximo artigoULS da Guarda entre as melhores do país