Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se a 8 e 9 de março

Queijo em cima de uma mesa

A maior Festa do Queijo de Portugal regressa em 2025, entre os dias 8 e 9 de março, ao centro da cidade de Oliveira do Hospital, com uma forte aposta na internacionalização do evento, sobretudo ao nível do mercado ibérico.

O evento, que pretende voltar a reafirmar-se como o principal cartaz turístico da região centro, tem como rei da festa aquele que é considerado como um dos melhores queijos do mundo – o Queijo Serra da Estrela DOP –, e espera a participação de centenas de expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e muita gastronomia.

No segundo fim de semana de março serão, assim, várias as iniciativas que os milhares de visitantes esperados irão encontrar pelo recinto da festa, com especial destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal.

Entretanto, a primeira grande ação promocional da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital decorre já esta sexta-feira, dia 15 de novembro, das 10h00 às 22h00 (stand da CIM- Região de Coimbra), no “World Cheese Awards”, o maior evento mundial de queijo, que este ano decorre em Portugal pela primeira vez, na cidade de Viseu, no pavilhão multiusos, entre os dias 15 e 17 de novembro.

Já no sábado, um grupo de 20 jornalistas internacionais e jurados do “World Cheese Awards” visitarão o município, numa ação promocional do Turismo de Oliveira do Hospital destinada a divulgar e promover a gastronomia local e os produtos regionais, assim como a riqueza do património histórico e a beleza natural do concelho.

O World Cheese Awards, evento conhecido como os Óscares do Queijo, é organizado há mais de três décadas pela Guild of Fine Food e reúne os maiores produtores de queijo de mundo. A edição deste ano em Viseu conta com a presença de mais de 4.500 queijos de 40 países que serão avaliados por um júri composto por mais de 250 especialistas de 38 nacionalidades.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, a realização em Portugal, e num território de proximidade de Oliveira do Hospital, do maior evento de queijo “representa a afirmação da região enquanto destino de grandes eventos, pensados para atrair visitantes e turistas” e “uma oportunidade para elevar mundialmente o Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital e a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital”.

Artigo anteriorHomem detido em Trancoso por incêndio florestal derivado por queimada não autorizada
Próximo artigoPinhel transforma-se no epicentro de sabores autênticos no 9º Beira Interior – Vinhos & Sabores