Quem passou pelo stand da Beiras e Serra da Estrela na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), teve a sorte de encontrar a chef Sandra Pimenta a cozinhar. E dali saíram algumas das especialidades da ex-MasterChef, como o Borrego, o Arroz de Carqueja, além do delicioso Queijo da Serra da Estrela feito por ela mesma. Estes, inclusive, são alguns dos pratos do restaurante A Sandra, em Aldeias, localidade de Gouveia.
“Foi muito especial esses dois dias na BTL a representar a minha terra e a comida de tacho, que é o que eu gosto de fazer. Fiquei muito feliz de ver toda a gente a elogiar os meus pratos”, disse Sandra.
Talvez a vida tivesse outros planos, mas Sandra Pimenta sempre soube o que queria: cozinhar. No caminho, exerceu outras funções como operária de fábrica, cabeleireira, mas o foco foi sempre fazer o que amava e onde amava. O talento e a habilidade com as panelas a levaram ao programa “Masterchef” e a tornaram uma cara conhecida em todo o país, mas é no seu restaurante, A Sandra, em Aldeias, localidade de Gouveia, na Serra da Estrela, que se revela como uma representante da tradicional cozinha portuguesa e, especificamente, da sua terra.
“Quando eu tinha 20 anos, casei-me e fui viver para Lisboa. Mas sempre tive o sonho de regressar para a minha terra e trabalhar com o que eu mais gosto, que é cozinhar. Hoje sou muito feliz em apresentar no meu restaurante pratos da cozinha portuguesa que já não se fazem mais em lado algum. É muito gratificante trabalhar com o que se ama”, conta a chef.
Sandra Pimenta não é apenas uma cozinheira. É uma guardiã das tradições, uma inovadora dentro de um rico cânone culinário e de uma personalidade que encanta com a sua autenticidade e paixão. Para a ex-participante do MasterChef, a cozinha não é apenas um local de preparo de alimentos, mas um ateliê onde a criatividade é o ingrediente principal. O restaurante A Sandra, em Aldeias, um ponto de encontro dos moradores da região e também parada obrigatória para os turistas que por lá passam, é o espaço da liberdade e expressão da chef.
Os ingredientes utilizados por Sandra são colhidos dos pequenos produtores da região, garantindo uma frescura e qualidade inigualável. O seu estilo culinário é profundamente enraizado no conceito de “terroir” — a crença de que a comida deve refletir a sua origem geográfica e cultural. Sandra incorpora essa conexão em cada prato, usando ingredientes cultivados localmente e técnicas herdadas, como o uso de um forno construído por ela para replicar o pão da sua avó, um ritual que inclui até rezas tradicionais.
Sandra deu-se a missão de resgatar a culinária portuguesa das aldeias, das receitas que passavam de geração em geração da sua família. Assim como os queijos e enchidos que aprendeu ao observar a sua avó, uma especialista nas iguarias. Sandra é uma embaixadora da autenticidade e riqueza da cozinha portuguesa.