O Estrela Xtreme Triathlon regressa a 29 e 30 de setembro este ano com dois desafios a solo e outro em estafetas. Apesar de extremo, este evento inédito em Portugal apresenta um programa para toda a família, sempre com a preocupação de promover e proteger a Serra da Estrela.
Este ano os participantes podem optar pelo Estrela Standard, que consiste em 1000 metros de natação, 53 km de bicicleta com 1000 metros de desnível positivo e 15 km de corrida com 600 metros de desnível positivo. Já no Estrela Xtreme, os triatletas põem-se à prova em 2000 metros de natação, 105 km de bicicleta com 2600 metros de desnível positivo e 21 km de corrida com 900 metros de desnível positivo. Este último percurso pode ainda ser realizado em estafetas de três elementos, um para cada segmento.
Em nome da organização, o criador e impulsionador deste projeto, Armando Teixeira, explica que esta é “uma proposta de adaptação dos modelos de referência internacionais às especificidades culturais, climáticas e orográficas da região da Serra da Estrela”. O também mentor e organizador do Estrela Grande Trail, acrescenta que “este modelo permite mostrar todo o potencial da região para a prática do desporto de natureza, complementando o trabalho já realizado pelo EGT, no que diz respeito à promoção da Serra da Estrela”.
Armando Teixeira diz ainda acreditar que o Estrela Xtreme Triathlon seja em breve um evento incontornável no calendário nacional e internacional da modalidade e enumera as razões: “Qualidade paisagística e ambiental do Parque Natural da Serra da Estrela; o aproveitamento ao máximo do relevo do Parque Natural da Serra da Estrela; a experiência proporcionada ao atleta e a qualidade dos serviços prestados; o segmento de corrida, com características de trail, que diferencia este desafio de todos os outros já realizados no nosso país.”
Mas como é que uma prova com estas características pode ser adequada para famílias? “Há uma preocupação muito grande por parte da organização em incluir no programa do evento atividades para toda a família, como passeios e caminhadas pelo Parque Natural da Serra da Estrela, além de ações de reflorestação e outras de cariz ambiental e de responsabilidade social”, adianta Armando Teixeira.
Além disso, acompanhar os atletas nesta aventura, aproveitando as zonas-espetáculo desenvolvidas pela organização, é uma boa opção para conhecer alguns dos principais pontos de interesse do percurso, contribuindo para animar os que se desafiam nas várias provas.