Estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela encerradas devido ao vento e queda de neve

estrada cortada com neve
Foto de arquivo: Piornos (Serra da Estrela)

As estradas dos Piornos até à Torre e da Torre até ao cruzamento de Loriga, na Serra da Estrela, estão cortadas ao tráfego automóvel devido devido ao vento e à queda de neve.

Com a chegada da depressão Ciarán, a plataforma MeteoEstrela registou nesta quinta-feira, uma rajada de vento na Serra da Estrela que atingiu 146,5 km/h. É a maior dos últimos dez anos, altura em que o projeto Meteoestrela – Serra da Estrela, que recorre a dados das três estações situadas na Covilhã, Penhas da Saúde e Torre, tem dados.

Segundo as previsões desta plataforma, nesta quinta-feira registou-se um dia invernal na Serra da Estrela com vento forte e queda de neve. Já o Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, refere que os troços foram encerrados à circulação automóvel às 17:30 e não há previsão para a reabertura, o que só acontecerá quando estiverem reunidas as condições para circular em segurança, apontou a Proteção Civil.

Para hoje o Instituto Português do Mar e Atmosfera previu “queda de neve a partir da manhã nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1200/1400 metros de altitude e para 1000/1200 metros no extremo norte”.

Artigo anteriorPSP da Guarda está a realizar ações de atendimento de proximidade em matéria de armas
Próximo artigoGNR Censos Sénior: Guarda é o distrito com mais idosos a viverem sozinhos ou isolados