O certame “É Cá da Terra – Feira de Saberes e Sabores” está de regresso ao Mercado Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, para mais três edições, dedicadas à promoção da gastronomia, dos produtos endógenos, bem como dos produtores do concelho.
A primeira edição deste ano, decorre no dia 4 de maio e tem como tema “Borrego, o Rei dos Dias Festivos”, dando também destaque à doçaria regional, a par dos workshops dos diversos produtores locais presentes e das tradicionais tasquinhas. A animação estará a cargo do Duo Musical Diogo Acordeonista e Marco Marques e ainda do Grupo de Gaiteiros Popular‘te. Para os mais novos haverá ateliers de trabalhos manuais com lã de ovelha, pinturas faciais e insufláveis.
Para o mês de junho, estão reservadas atividades gastronómicas ligadas ao pão, às migas e aos produtos da horta e o “Porco e Fumeiro” são os reis da edição de agosto.
A iniciativa “É Cá da Terra – Feira de Saberes e Sabores” foi lançada em dezembro de 2023, pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo, consistindo num conjunto de certames dedicados à agricultura, pecuária, caça e transformação de produtos, tendo como objetivo o seu escoamento, o estímulo da economia local e o reavivar do sentimento de pertença ao território.
Em 2024, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo conquistou o prémio “Autarquia do Ano”, na categoria “Economia Social”, atribuído pela Lisbon Awards Group e pelo jornal “Eco”, graças a este ciclo de eventos, e, para o Presidente da Autarquia, Carlos Condesso, é importante promover esta iniciativa como sendo “um esforço conjunto de vários produtores e entidades para celebrar o que de melhor se produz e confeciona no concelho, num ambiente propício para visitantes, compradores e entusiastas da gastronomia”.