Depois das depressões chegaram as cheias ao concelho de Celorico da Beira

terreno cheio de água

A passagem sucessiva de depressões atlânticas está a provocar cheias em várias zonas do concelho de Celorico da Beira. Desde o início da manhã desta quinta-feira, o rio Mondego e várias ribeiras locais galgaram as margens, originando inundações em terrenos agrícolas e zonas ribeirinhas.

De acordo com informações recolhidas no terreno, localidades como Quintas do Salgueiro, Celorico Gare, Ratoeira, Lajeosa do Mondego, Rapa, Vila Boa do Mondego entre outras áreas atravessadas por cursos de água, registam terrenos alagados, com prejuízos sobretudo na agricultura e em caminhos rurais.

A persistência da chuva nos últimos dias, aliada à saturação dos solos, contribuiu para a rápida subida dos níveis de água. O rio Mondego, que nasce na Serra da Estrela, tem recebido grandes volumes de precipitação provenientes de toda a bacia hidrográfica, aumentando o risco de transbordo nas zonas mais baixas.

A previsão meteorológica aponta para a continuação de tempo instável nos próximos dias, com chuva frequente e por vezes intensa, especialmente nas regiões do interior Norte e Centro. As temperaturas deverão manter-se baixas, com possibilidade de neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela.

Os especialistas alertam que, mesmo que a precipitação diminua temporariamente, os níveis dos rios podem continuar a subir devido ao escoamento proveniente das zonas montanhosas.

Artigo anteriorHomem de 49 anos detido por crime de violência doméstica em Figueira de Castelo Rodrigo
Próximo artigoClube Escape Livre promete novas aventuras para 2026 entre Marrocos e Santiago de Compostela