Procuram-se voluntários para ajudar a recuperar área ardida no Curral do Negro, em Gouveia

monte de pedras

Após o grande incêndio do verão passado na Serra da Estrela, que assolou também o concelho de Gouveia, na encosta do Curral do Negro, vai decorrer no próximo dia 4 de fevereiro, uma intervenção florestal e cultural, promovida pelo Movimento Estrela Viva e GO Romaria Cultural, e com o apoio de várias entidades.

O ponto de encontro será no Parque de Campismo do Curral do Negro, e segundo os organizadores desta iniciativa, a ação consiste em limpar a área ardida, construir barreiras naturais para que as chuvas que ainda virão não arrastem o (pouco) solo fértil que ainda sobra, estimular a regeneração de espécies autóctones, impedir o assoreamento de uma ribeira que abastece de água toda uma aldeia, os seus campos agro-pastoris e a sua população.

No final, haverá um lanche-convívio no Parque de Campismo do Curral do Negro e a libertação de uma ave selvagem recuperada pelo CERVAS. E porque não basta cultivar a terra e é também preciso cultivar as mentes, seguir-se-á um momento cultural com música ao vivo, para terminar o dia em beleza no meio da floresta.

Os voluntários podem inscrever-se em https://forms.gle/dixJEa8GWdwyNN8o7 (pré-inscrição obrigatória).

Artigo anteriorCâmara de Figueira de Castelo Rodrigo realiza obras de requalificação no Canil Municipal
Próximo artigoMunicípio de Trancoso com orçamento de 18,1 milhões de euros para o ano de 2023