Corço ferido recuperado pelo SEPNA no concelho do Sabugal

Homem junto a animal selvagem

O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), resgatou no dia 22 de maio um corço (Capreolus capreolus) ferido na localidade de Águas Belas, no concelho do Sabugal.

A intervenção teve origem num alerta relacionado com um acidente de viação, que resultou na presença de um animal selvagem em situação de vulnerabilidade. Os militares do SEPNA deslocaram-se prontamente ao local, onde identificaram o corço com sinais evidentes de debilidade física. Após a avaliação da situação, o animal foi recolhido e transportado para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), em Gouveia, para receber os cuidados adequados.

A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, reforça o seu compromisso com a proteção da fauna e flora nacionais. A instituição apela à população para que denuncie quaisquer situações de maus-tratos ou abandono de animais, recordando que está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), em funcionamento permanente para a denúncia de infrações ou para esclarecimento de dúvidas.

Artigo anteriorPinhel regressa à Idade Média com três dias de festa com cortejos, torneios e ceia medieval
Próximo artigoTrancoso abre as portas à inovação e à comunidade no V Open Day AET