Confraria dos Amigos da Capeia Arraiana entronizou 60 confrades em Aldeia da Ponte

A Aldeia da Ponte, no concelho do Sabugal, recebeu no passado 30 de março, a Confraria dos Amigos da Capeia Arraiana (CACA) para a cerimónia de entronização dos primeiros confrades, apadrinhada pela Confraria do Bucho Raiano, do concelho do Sabugal, e a Irmandade dos Romeiros de São Martinho, Cavaleiros da Tradição de  Portugal, da Golegã. 

A receção aos participantes começou logo pela manhã no Centro Interpretativo da  Capeia Arraiana, em Aldeia da Ponte, onde foi servido o Raiano de Honra e o “pequeno almoço à  moda do encerro” de boas vindas. 

A concorrida cerimónia de entronização, que teve como mestre de cerimónias o  confrade Norberto Pedro, teve lugar na Igreja Matriz de Aldeia da Ponte, onde o Padre Américo  Barroca benzeu as diversas peças protocolares: estandarte, livro de honra, varal, forcões e  medalhas. 

O Presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença, deu as boas vindas ao concelho do  Sabugal e salientou a importância da capeia como símbolo da identidade raiana e o seu papel no  desenvolvimento do território. Após a intervenção os presentes puderam visionar um pequeno filme, produzido para a câmara do Sabugal pela empresa Zero Graus, o qual deu uma visão geral sobre a capeia arraiana e o que ela representa para todos os arraianos. 

As confrarias madrinhas procederam à entronização da Confraria dos Amigos da Capeia  Arraiana, nas pessoas do seu Grão-Mestre, do Chanceler e do Fiel Inquiridor, os quais leram o  juramento “Juro, por minha honra, defender a Capeia Arraiana, exaltar o seu passado, salientar a  sua identidade, e promovê-la enquanto símbolo ancestral das terras da Raia. Juro aceitar e  cumprir os Estatutos da Confraria dos Amigos da Capeia Arraiana, e manter uma relação de  fraternidade, amizade e respeito entre os confrades.” 

Seguiu-se o juramento de todos os confrades presentes, 60 do total de 71, e chamada  individual para a imposição das respetivas insígnias, entrega do respetivo diploma e assinatura  do Livro de Honra. 

Foram depois chamados a entronizar os Confrades de Honra e Devoção (confrades  coletivos), que marcaram presença pelos respetivos presidentes ou seus representantes: Junta  de Freguesia de Aldeia do Bispo, Junta de Freguesia de Aldeia Velha, Junta de Freguesia da  Rebolosa e Junta de Freguesia de Vale de Espinho. Estiveram ausentes os representantes das  freguesias de Fóios e Quadrazais e da Associação Arco Ozendo, que representa a localidade de  Ozendo, uma das 13 Terras do Forcão, anexa da freguesia de Quadrazais. Todas haviam  manifestado vontade em aceitar o convite feito pela Confraria da Capeia. 

Duas distinções como Cavaleiros 

Após a intervenção do Grão-Mestre procedeu-se a um ato de homenagem a duas  personalidades, indicadas pela Chancelaria em reunião de 17 de abril de 2022. Tendo sido homenageados o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, e o presidente da  Junta de Freguesia de Vale de Espinho, Domingos Malhadas. O título do Cavaleiro consiste numa  distinção de honra, conferida aos que se distinguem de forma relevante pela sua dedicação e  serviço na divulgação dos valores da Raia e da Capeia Arraiana. 

O Chanceler informou a Assembleia das razões das respectivas homenagens, nos termos dos artigos 7.º e 13.º dos Estatutos. 

A CACA é uma instituição sem fins lucrativos que pretende, como referem os seus  estatutos, promover a Capeia Arraiana, tendo, entre outras iniciativas, a realização de exposições,  visitas de estudo, convívios de caráter social, formativo e cultural; edição de textos, monografias,  estudos e demais trabalhos sobre a Capeia Arraiana e o concelho do Sabugal. 

Artigo anteriorGNR da Guarda e Pingo Doce distribuíram cabazes de Páscoa a idosos vulneráveis no distrito da Guarda
Próximo artigoPosto Móvel da GNR reforça policiamento de proximidade no concelho de Celorico da Beira