Classic Cars Tour deu as boas-vindas ao Outono em 8 concelhos do distrito da Guarda

Carros a passagem por cima de uma ponte

A derradeira edição do Classic Cars Tour realizou-se no passado fim de semana nas estradas do distrito da Guarda e reuniu 30 viaturas com mais de 60 pessoas a celebrarem a festa dos veículos clássicos, desportivos e superdesportivos. Temperaturas amenas ajudaram a que esta edição do Classic Cars Tour recebesse o Outono através de um evento que voltou a conhecer imenso sucesso tendo atravessado oito concelhos do distrito da Guarda.

O Classic Cars Tour assentou arraiais nas Termas do Cró onde na sexta-feira e após o secretariado, todos puderam desfrutar da magnífica piscina termal. Antes, muitos já tinham passado por Sortelha e pela sua Feira Medieval. 

Um conjunto variado de clássicos, desportivos e superdesportivos iniciou, sábado de manhã, um percurso diversificado por estradas desafiantes e com muitas visitas e paragens ao longo dos oito concelhos percorridos: Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Sabugal, Almeida, Mêda, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa e Guarda.

O outono brindou os participantes com sol e temperaturas amenas, sem que os ligeiros chuviscos no início da manhã de sábado perturbassem a caravana. 

A primeira paragem de sábado foi para um café com Eduardo Lourenço! Sim, ao lado de um memorial ao ensaísta e em companhia de um seu familiar, evocou-se o grande pensador português e o facto de integrar a Cápsula do Tempo – Guarda 2050. Tomou-se um café e uma fartura no largo de São Pedro do Rio Seco tantas vezes calcorreado por Eduardo Lourenço.

Paragem seguinte no Museu Militar de Almeida antes da prova de vinhos na Adega de Castelo Rodrigo, onde a receção esteve a cargo do presidente, António Madeira. O almoço teve lugar em Vila Nova de Foz Côa, no restaurante do Museu do Côa, com a magnífica paisagem duriense e uma visita a um espaço museológico único. 

De regresso à estrada, rumou-se à Mêda, onde a caravana do Classic Cars Tour foi recebida por César Figueiredo, vice-presidente da Câmara Municipal, no Salão Nobre do Município. Foi aqui que o Clube recebeu o brasão da cidade em estanho e retribuiu ao Município com o troféu SPAL do evento em porcelana. Em Trancoso, passagem no Centro Histórico e prova de produtos locais na Mercearia do Fradinho.

À noite, jantar de entrega dos Troféus SPAL, mas também oportunidade de recordar um amigo do Clube Escape Livre com o Troféu João Queiróz a ser entregue a Arménio Marques que surgiu no evento ao volante de um fabuloso Mercedes-Benz 300 SL. Refira-se que este troféu foi entregue por votação de todos os participantes.

O Museu de Historia de la Automocion de Salamanca e o seu diretor, Luis Mata Perez, receberam, também, um Troféu João Queiróz, celebrando mais de 10 anos de parceria com o Clube Escape Livre. Finalmente, Manuel Morais, natural da Guarda e amigo de João Queiróz, recebeu uma réplica do troféu. Outro momento importante foi a entrega de um magnífico quadro alusivo ao icónico Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, obra do designer Ricardo Santos, a João Guerreiro, o participante que veio de mais longe, concretamente, de Santiago do Cacém. 

O mesmo quadro foi entregue a Hermínio Loureiro pela participação com o carro mais desportivo do evento, um Mercedes AMG GT. Igualmente homenageado Luís Costa, fotógrafo que é presença habitual nos eventos do Clube Escape Livre. Todos os quadros foram autografados pelo autor. A noite terminou ao som da voz e da guitarra de Jorge Pina que, uma vez mais, dedicou uma música ao Clube Escape Livre.

O domingo proporcionou um pequeno passeio a pé nos Passadiços do Mondego onde esteve presente Rui Nascimento em representação do Municipio da Guarda a que se seguiu a visita à magnífica Igreja da Aldeia Viçosa tendo como cicerone o presidente da Junta de Freguesia, Tiago Prata. 

O Classic Cars Tour fechou o pano sobre a última edição deste evento do Clube Escape Livre com um almoço em Celorico da Beira, na Quinta de Santo António do Rio, que contou com a presença do vereador José Silva da Câmara Municipal de Celorico da Beira e onde Luís Celínio lembrou que “na última década destacámos o automóvel na sua vertente clássica, desportiva e superdesportiva. Internacionalizámos o evento com os encontros ibéricos e demos a conhecer as magníficas estradas da Beira e da raia beirã, cumprindo o nosso desígnio de promover a região através do automóvel. Sensação de dever cumprido e claro temos de agradecer a todos os Municípios que nos apoiaram nestes anos. Bem hajam!”

Artigo anteriorCâmara de Figueira de Castelo Rodrigo abre candidaturas e aumenta valor das bolsas de estudo
Próximo artigoGrifo juvenil resgatado no IP2 em Celorico da Beira