A marca Centro de Portugal está a participar de forma estratégica na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorre esta semana na capital espanhola. A presença da região acontece através da ARPTC – Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, que está presente no stand do Turismo de Portugal, e de vários outros expositores que representam empresas, associações e municípios do território.
A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal está a aproveitar a presença para realizar apresentações e para participar em reuniões de trabalho com parceiros internacionais, relacionadas com projetos comuns em curso ou previstos para o futuro.
Nos primeiros dias de certame, a Turismo Centro de Portugal (TCP) participou em duas importantes reuniões. A primeira juntou o Centro de Portugal com as regiões de turismo de Castela e Leão e Porto e Norte de Portugal, tendo como tema principal o Projeto Europeu POCTEP 2022-2027. Este projeto pretende desenvolver o grande potencial do espaço geográfico Duero-Douro, tanto em termos turísticos como socioeconómicos.
O segundo momento colaborativo aconteceu no âmbito do Encontro “Biosphere Destination Community”, que junta os destinos da rede internacional Biosphere – aqueles que apostam decisivamente em cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas. O Centro de Portugal, recorde-se, aspira a ser a primeira região turística com o selo Biosphere. O encontro de hoje serviu para apresentar o plano de trabalho anual da rede, partilhar experiências e debater os novos desafios que podem contribuir para ampliar a sustentabilidade do Turismo no cenário internacional.
Também hoje, teve lugar uma sessão para a apresentação da Estratégia Conjunta para a Sustentabilidade do Turismo Transfronteiriço entre Portugal e Espanha 2022-2023. A sessão contou com a participação da Ministra da Indústria, Comércio e Turismo espanhola, Reyes Maroto Illera, e do Ministro da Economia e do Mar português, António Costa e Silva. Antes, no espaço da ARPTC, Pedro Machado, presidente da TCP e da ARPTC, recebeu a visita do Ministro António Costa e Silva e do Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda.
Para Pedro Machado, “a marca Centro de Portugal encara a participação na FITUR com redobrada responsabilidade, que se deve à importância estratégica do turismo oriundo de Espanha. O mercado espanhol é o nosso mercado estrangeiro mais significativo, representando mais de um milhão de dormidas no Centro de Portugal. E os primeiros dias de Feira já nos fizeram sentir, de forma clara, que 2023 vai ser um ano de crescimento muito positivo a este nível, em linha com a recuperação que já se fez sentir em 2022”.
Por outro lado, assinala Pedro Machado, “as reuniões bilaterais e multilaterais que realizamos com parceiros permitem aprofundar as relações e criar oportunidades para as empresas do setor. Por tudo isto, esta é uma Feira absolutamente estratégica para o Centro de Portugal”.
A FITUR decorre de 18 a 22 de janeiro, no recinto da Feira de Madrid. Os visitantes podem encontrar a representação do Centro de Portugal no Pavilhão 4 – Stand 4C02. Um total de 8.500 participantes, de 131 países, estão presentes na feira, que dispõe de 755 expositores principais e 66.900 m2 de espaço expositivo.