Foi assinado, nesta sexta-feira, 24 de janeiro, numa cerimónia pública nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, o novo contrato do Cartão de Saúde Municipal – “Cuidar dos Nossos”, entre a autarquia Figueirense e a seguradora que venceu o concurso, para o biénio 2025-2027, de modo a garantir a continuidade do acesso gratuito aos cuidados de saúde prestados aos residentes no concelho, em estreita articulação com o Centro de Saúde local.
O objetivo do Cartão de Saúde Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo é a prestação de cuidados de saúde em ambulatório, de consultas médicas e o acesso a exames auxiliares de diagnóstico, bem como serviços médicos de diversas especialidades.
Para o próximo período de vigência, a autarquia vai continuar a apostar no reforço dos serviços contratualizados, quer em termos de especialidades médicas abrangidas quer na otimização dos recursos ao dispor dos utentes. O novo Cartão de Saúde Municipal abrange 23 especialidades médicas, 163 modalidades de exames auxiliares de diagnóstico, 56 tipos de análises clínicas e cinco atos de medicina dentária por cidadão, com algumas destas especialidades a serem realizadas no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. O Seguro de Saúde agora contratado vai ter, também, três médicos de medicina geral e familiar para dar consultas aos cidadãos.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, “os cuidados de saúde aos cidadãos são prioridade para este executivo e um direito que não lhes pode ser negado. Para além de termos uma população que precisa de assistência e acompanhamento de proximidade, este Cartão de Saúde complementa-se à rede de assistência do Serviço Nacional de Saúde, que, infelizmente, não consegue atender às necessidades dos nossos cidadãos”.
O balanço dos últimos dois anos de vigência do Cartão de Saúde Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo foi também apresentado, tendo um registo bastante positivo, com um total de 6265 consultas médicas realizadas das várias especialidades, 47 920 análises efetuadas; 2669 exames de diagnóstico e 4245 atos de medicina dentária praticados.