Câmara de Manteigas encerra escolas devido à previsão de queda de neve

paisagem montanhosa com neve

A Câmara Municipal de Manteigas anunciou, durante a tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro, o encerramento dos estabelecimentos de ensino do concelho na sexta-feira, dia 23, devido à previsão de queda de neve nas próximas 48 horas.

A decisão foi tomada através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Manteigas e a Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, tendo em conta o agravamento das condições meteorológicas previsto para as próximas horas.

Em comunicado, a autarquia refere que “esta medida resulta da avaliação realizada na manhã de hoje sobre as condições meteorológicas previstas, cujo agravamento poderá condicionar a circulação automóvel”, procurando assim salvaguardar a segurança da comunidade escolar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem emitido vários avisos para a região, alertando para a possibilidade de queda significativa de neve. Segundo o meteorologista guardense Vítor Baía, esta sexta-feira poderá registar-se “um nevão histórico”, com neve “em quantidade” em todo o Norte e Centro do país.

De acordo com o especialista, prevê-se acumulação de neve acima dos 700 metros de altitude, embora não esteja excluída a possibilidade de nevar a cotas mais baixas, sobretudo durante os aguaceiros mais intensos.

As autoridades locais recomendam à população que acompanhe as informações oficiais e adote comportamentos preventivos face às condições meteorológicas adversas.

Artigo anteriorTrês pessoas foram detidas por furto de cabos de telecomunicações na Guarda
Próximo artigoGNR deteve homem por falsificação de notação técnica em fiscalização rodoviária em Almeida