Associação de Reformados da GNR foi criada na Guarda

Três homens numa sala

O distrito da Guarda passou a contar, desde o dia 9 de Abril, com uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) denominada “Associação de Reformados da Guarda – Olhar pelos Nossos”.

A Associação com sede provisória no Largo General Humberto Delgado, surgiu por iniciativa de um conjunto de militares da GNR que está fora da efetividade do serviço. O grupo refletiu sobre a melhor forma de criar soluções e explorar novas ideias e foi neste espírito que surgiu a “Associação de Reformados da Guarda – Olhar pelos Nossos”, que se pretende que congregue todos os militares e civis do distrito, em situação ativa, de reserva e de reforma, que manifestem interesse em aderir, na qualidade de sócios.

As principais missões desta Associação serão as seguintes: sinalizar militares e civis idosos que vivam em condições precárias neste distrito; apoiar nas atividades da vida diária (por exemplo, na medicação, na aquisição de bens alimentares, entre outras tarefas); diligenciar pela vigilância e encaminhamento para consultas médicas dos associados; dinamizar atividades de animação sociocultural; organizar viagens culturais; desenvolver ações para ocupação de tempos livres; incentivar a prática desportiva e promover eventos variados de convívio e confraternização. Considerando que a sociabilização, participação e entretenimento se constituem fatores imprescindíveis ao sentimento de bem-estar, dignidade, realização pessoal e utilidade dos seres humanos, pretende a Associação diligenciar formas de manter os laços e reunir todos aqueles que, na fase menos produtiva das suas vidas, sentem maior solidão e desamparo.

No passado dia 3 de maio, na cidade da Guarda, reuniu a Assembleia Geral da “Associação de Reformados da Guarda – Olhar pelos Nossos” e procedeu à eleição aos órgãos sociais para o mandato 2023-2027. Direção: Luís Cunha Rasteiro (Presidente), Nelson Pereira, Eduardo Terras, Carlos Afonso e Manuel Vítor Pereira. Assembleia Geral: João Trabulo (Presidente), João Gaspar e Francisco Macedo. Conselho Fiscal: José Manuel Antunes (Presidente), Luciano Costa e Porfírio Paraíso.

Artigo anteriorMuseu Terras de Besteiros assinala Dia Internacional dos Museus com visitas guiadas 
Próximo artigoManteigas recebeu o Estrela Grande Trail onde participaram mais de 600 atletas