APDL adjudica obra do Porto Seco da Guarda

paisagem linha férrea

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) adjudicou hoje a obra de construção do Porto Seco da Guarda, dando um passo decisivo para a concretização de um projeto há muito aguardado. O concurso público para a empreitada tinha sido lançado no final de 2023, mas o processo esteve temporariamente suspenso devido a uma questão formal que impedia a APDL de concorrer a fundos comunitários.

Essa situação foi entretanto ultrapassada e a candidatura ao financiamento no valor de quatro milhões de euros, no âmbito do Programa Regional do Centro – Centro 2030, foi submetida ontem, dia 14 de maio.

O projeto do Porto Seco da Guarda contempla a construção de um edifício administrativo, serviços aduaneiros, bem como a extensão das vias-férreas existentes para permitir a operação de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento. A infraestrutura prevê ainda o aumento e reforço do terrapleno, com capacidade para movimentar mais de 45.000 contentores de 20 pés por ano, a instalação de vedação perimetral com controlo de acessos, alimentação elétrica para contentores frigoríficos, telecomunicações, videovigilância, báscula rodoviária, barreiras acústicas e integração paisagística.

A APDL tem sublinhado a importância estratégica do projeto, destacando o papel central do Porto Seco na articulação entre os portos atlânticos e o interior da Península Ibérica. O novo terminal visa potenciar o transporte ferroviário de mercadorias, promovendo a descarbonização da logística e o cumprimento das metas ambientais nacionais e europeias.

Além de modernizar as operações logísticas, a intervenção permitirá a preparação eficiente de procedimentos alfandegários e tributários, bem como a reorganização da passagem de peões, garantindo maior segurança para a população na zona do Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda.

Com a adjudicação da empreitada e a candidatura formalizada aos fundos do Centro 2030, o Porto Seco da Guarda avança agora para a fase de execução, posicionando-se como um polo logístico estruturante para o desenvolvimento regional e nacional.

Artigo anteriorTrancoso revive a História: 640 Anos da Batalha de São Marcos celebrados no dia 29 de maio