Almeida celebra o Dia Mundial do Turismo com experiências para todas as idades

entrada de um edifício

O Município de Almeida associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, que este ano decorrem sob o tema “Turismo e Transformação Sustentável”, escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Nos dias 27 e 28 de setembro, turistas, visitantes e a população local são convidados a participar num conjunto de atividades que dão a conhecer os recursos turísticos do concelho, numa perspetiva de experiência e descoberta.

A programação arranca a 27 de setembro, com destaque para:

  • Turismo Municipal de Almeida: “Diversão e natureza para toda a família”;
  • Jardim da Praça da República / Turismo Municipal de Vilar Formoso: “Com aprendizagem vem a vantagem”, atividades para todas as idades;
  • Museu Histórico Militar de Almeida: “8 Salas, 8 Mistérios”, um jogo-desafio que convida os visitantes a explorar o museu através de pistas, estimulando o olhar atento e investigativo sobre o património local. A entrada é gratuita.

Nos dias 27 e 28 de setembro, decorrem ainda várias propostas de descoberta através de peddy papers:

  • “De passo a passo descubra a Estrela do Interior” (Turismo Municipal de Almeida);
  • “Pela calçada à descoberta do Mendo e da Menda” (Turismo Municipal de Castelo Mendo);
  • “O Caminho da Liberdade e da Esperança” (Vilar Formoso – Fronteira da Paz, Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes).

A estas atividades soma-se ainda a iniciativa “Visitas desenhadas: Conhece e aprende nesta caminhada”, também de entrada gratuita, que combina arte e aprendizagem em contacto direto com o património.

Com este programa, Almeida celebra o turismo não apenas como motor de desenvolvimento económico, mas também como fator de sustentabilidade, valorização cultural e participação comunitária, em linha com a mensagem da OMT.

Artigo anteriorHomem detido em Gouveia por incêndio florestal provocado de forma negligente
Próximo artigoBombeiros de Vila Franca das Naves procuram novos heróis voluntários