Abutre-preto resgatado pela GNR em propriedade rural de Seia

ave de rapina no chão

O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Gouveia, recolheu no dia 9 de outubro um abutre-preto (Aegypius monachus) que se encontrava debilitado, no concelho de Seia.

O alerta foi dado por um popular que avistou a ave numa propriedade rural, aparentando dificuldades em voar. De imediato, os militares do SEPNA deslocaram-se ao local, onde procederam à recolha segura do animal.

O abutre-preto foi posteriormente transportado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERVAS), em Gouveia, onde se encontra sob monitorização veterinária para avaliação do seu estado de saúde, recuperação e eventual devolução ao habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do SEPNA, reforça o seu compromisso diário com a proteção ambiental e o bem-estar animal, apelando à população para que reporte situações semelhantes através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), disponível 24 horas por dia para denúncias ou pedidos de esclarecimento.

Artigo anterior“Música a Bordo” enche comboio entre Covilhã e Guarda com cultura e animação
Próximo artigoQuinta do Bill, Fun Lovin’ Criminals, Elmano Sancho e João Baião em destaque na Agenda Cultural da Guarda para o último trimestre do ano