A Escola Profissional de Vouzela recebe no próximo dia 17 de janeiro a segunda sessão da Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões, evento em que o Chef Diogo Rocha, estrela Michelin no restaurante Mesa de Lemos, e a Chef Inês Beja, do restaurante DeRaiz, vão mostrar a sua interpretação de receitas tradicionais que integram a Carta dos Segredos Gastronómicos da região.
Esta segunda sessão da Academia dos Segredos Gastronómicos terá como tema “Os Segredos do Ir, do Vir e do Mercar: Tabernas, Casas de Pasto, Romarias”. À semelhança do que aconteceu na primeira sessão, em São Pedro do Sul, constituirá um momento privilegiado de diálogo entre os Chefs e os participantes, contribuindo assim para promover a proteção dos produtos endógenos e do receituário da Carta dos Segredos Gastronómicos.
A iniciativa está inserida no projeto Mapa dos Segredos Gastronómicos, que foi apresentado no dia 6 de dezembro, em São Pedro do Sul, e que tem como objetivo dar a conhecer o importante património gastronómico e vínico do território de Viseu Dão Lafões. Nesse dia, recorde-se, foi apresentada a Carta dos Segredos Gastronómicos da região, que resultou de um dedicado processo de pesquisa, entrevistas e visitas a produtores da região, com testemunhos de pessoas entre os 70 e os 90 anos, e que ficou disponível para consulta na plataforma do projeto, em https://mapadossegredosgastronomicos.visitviseudaolafoes.pt.
Promovido pela Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, o projeto Mapa dos Segredos Gastronómicos visa estruturar um novo produto turístico intermunicipal. Este tem como base a excelência do património gastronómico e vínico existente na região, nomeadamente nos municípios de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
A terceira e última sessão da Academia dos Segredos Gastronómicos está agendada para 24 de janeiro, na Casa do Adro, em Viseu.