Quarta-feira, Junho 24, 2026
Início Notícias Queima do Judas voltou a encher Trancoso numa tarde de Páscoa marcada...

Queima do Judas voltou a encher Trancoso numa tarde de Páscoa marcada pela tradição

Neste domingo de Páscoa, 5 de abril, a cidade de Trancoso voltou a afirmar-se como ponto de encontro privilegiado para famílias e visitantes, ao acolher mais uma edição da tradicional “Queima do Judas”, no Largo do Campo da Feira.

As celebrações tiveram início pelas 16h00, reunindo centenas de pessoas num ambiente marcado pelo convívio, pela curiosidade e pelo simbolismo característico desta quadra festiva. Entre residentes e forasteiros, o espaço encheu-se de vida, transformando-se num palco de partilha intergeracional e de reencontros típicos da época pascal.

Com raízes seculares, a tradição manteve-se fiel ao ritual que atravessou gerações. A figura do Judas, representada por um boneco rudimentar, foi julgada e condenada num auto-de-fé popular carregado de crítica social, sátira e simbolismo religioso. O momento culminante aconteceu com o enforcamento do boneco, suspenso de um poste, seguido de uma explosão pirotécnica que prendeu a atenção dos presentes e arrancou aplausos da multidão.

O espetáculo assumiu, uma vez mais, uma forte dimensão teatral, simbolizando a libertação das restrições da Quaresma e a punição figurativa de Judas Iscariotes. Ao mesmo tempo, evocou tradições mais antigas, associadas aos ciclos agrícolas e à renovação da natureza, numa ligação simbólica à chegada da Primavera.

Artigo anteriorFigueira de Castelo Rodrigo revive tradição com as Cerimónias dos Passos e Enterro do Senhor
Próximo artigoHomem de 26 anos apanhado com 114 doses de haxixe em Vila Nova de Foz Côa