O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda registou, entre os dias 1 e 31 de janeiro de 2026, um total de 43 ocorrências criminais na sua área de jurisdição.
De acordo com o balanço divulgado pela PSP, entre os crimes registados destacam-se cinco queixas por violência doméstica e sete queixas por ofensas à integridade física voluntária simples. Foram ainda registadas dez queixas por burla, onze crimes contra o património, duas ocorrências por crimes contra a vida em sociedade, bem como queixas por difamação, calúnia e injúrias, ameaça e coação, furto em edifício comercial, furto de veículos motorizados, furto de oportunidade e danos diversos.
Durante o mesmo período, foram contabilizados 22 acidentes de viação, dos quais resultaram três feridos ligeiros e danos materiais.
A PSP procedeu ainda a 11 detenções, nomeadamente quatro homens, com idades entre os 21 e os 49 anos, por condução sob o efeito do álcool, com taxas de alcoolemia entre 1,24 e 1,87 g/l. Foram também detidos dois homens, de 19 e 41 anos, por condução sem habilitação legal, um homem de 42 anos por resistência e coação sobre funcionário, uma mulher de 32 anos por cumprimento de mandado judicial de detenção, dois homens, de 32 e 44 anos, por desobediência, e um homem de 41 anos por tráfico de droga.
A PSP da Guarda reforça a importância da colaboração da população na prevenção da criminalidade e na promoção da segurança pública, apelando à denúncia de comportamentos ilícitos.