A Festa da Rainha da Amendoeira em Flor, o cartaz turístico mais antigo da região de Ribacôa, regressa a Figueira de Castelo Rodrigo para celebrar 85 anos de existência, nos fins de semana de 27 de fevereiro a 1 de março e de 6 a 8 de março. O certame reafirma-se como um evento de referência que une natureza, cultura e tradições do concelho raiano.
A autarquia preparou um programa abrangente e diversificado, que integra iniciativas desportivas, atividades culturais, mostra de produtos regionais e espetáculos musicais com artistas de renome nacional e da música tradicional portuguesa. As atividades vão decorrer no recinto da feira, numa tenda que, à semelhança de edições anteriores, garante conforto e comodidade a produtores e visitantes.
No cartaz musical deste ano, o grande destaque vai para a atuação de Anselmo Ralph, no dia 7 de março. O programa inclui ainda concertos de Ana Malhoa, Zé Amaro e Rouxinol Faduncho, bem como a participação de artistas e bandas locais, como a Banda Renovação 3, Banda Rilufe, Organista Beto, e os DJs Popey e Ruben F.
Na vertente cultural, realiza-se a segunda edição do Festival de Folclore da Amendoeira em Flor, que contará com a presença do Grupo Folclórico de Riba Côa e outros grupos convidados. O Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Universidade Sénior de Figueira de Castelo Rodrigo também sobe ao palco, assim como os alunos de Zumba Kids e Tik Tok Dance, que protagonizam o momento “Danças do Mundo”, dedicado aos mais jovens e às famílias.
Entre as iniciativas programadas, destaque ainda para o desfile promovido pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, em parceria com o CLDS 5G Figueira Inclusiva, subordinado ao tema “Revestir o Futuro”, centrado na sustentabilidade e reutilização de materiais recicláveis na criação de peças de vestuário.
No âmbito desportivo, o evento mantém atividades já habituais, como a Caminhada da Amendoeira em Flor, a prova de BTT “Nos Trilhos da Amendoeira em Flor”, o atletismo urbano e vários jogos recreativos e tradicionais.
Para o presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, a iniciativa “procura sobretudo valorizar a identidade cultural da região, celebrando a riqueza paisagística que o desabrochar das amendoeiras nos proporciona nesta época do ano, ao mesmo tempo que promove a gastronomia, os produtos endógenos, o património histórico e a hospitalidade das nossas gentes”.
O autarca sublinha ainda que se trata de “uma data marcante, com 85 anos deste cartaz mítico, que homenageia o espetáculo natural das amendoeiras em flor, antecipando a chegada da primavera, e que continua a ser um dos principais cartões de visita do concelho e da região, atraindo visitantes de várias zonas do país e da vizinha Espanha”.