São Paio acolhe 24º Festival de Sopas da Serra da Estrela e destaca gastronomia serrana

sopa no interior do pão

No próximo fim de semana, 8 e 9 de novembro, a freguesia de São Paio, no concelho de Gouveia, volta a ser o ponto de encontro dos sabores mais autênticos da Serra da Estrela com a realização do 24º Festival de Sopas da Serra da Estrela, na Adega Casa Américo. Promovido pela Junta de Freguesia de São Paio, o evento promete dois dias de celebração gastronómica, animação e tradição, convidando toda a comunidade e visitantes a saborear o outono em ambiente de convívio e festa.

O festival arranca no sábado, dia 8, com uma Caminhada Novembro Azul às 9h00, incentivando hábitos saudáveis e momentos de partilha entre participantes. À tarde e início da noite, o aroma das castanhas assadas ganha lugar com um magusto comunitário, seguido de animação musical protagonizada pelo Grupo de Concertinas “Estrela Aprendiz”. Para fechar o dia com brilho, está previsto um espetáculo de pirotecnia, prometendo encantar todos os presentes.

No domingo, dia 9, a tradição e identidade local ganham destaque logo pela manhã, com a Feira e Cultura de S. Paio, onde artesãos, produtores e expositores regionais apresentam os seus saberes e sabores. O ponto alto do festival será a degustação das diversas sopas confecionadas por associações, restaurantes e cozinheiros locais, um momento que contará com a presença da Presidente do Júri, a Chef Sandra Pimenta, conhecida pela sua participação no Master Chef. Antes disso, o ambiente será animado pela arruada do Grupo Bombo Juvenil de Vila Nova de Tazem. Durante a tarde, o Grupo de Cantares “O Cantorias”, de Vila Chã de Sá, traz a música tradicional à festa, antes do tão aguardado anúncio das sopas vencedoras e entrega de prémios. O evento termina às 18h00, encerrando mais uma edição dedicada ao sabor, à tradição e ao convívio.

O 24º Festival de Sopas da Serra da Estrela é uma oportunidade única para saborear receitas tradicionais que contam histórias de gerações, onde cada tacho e cada colher revelam a essência da gastronomia serrana. Uma festa que aquece o coração, o paladar e reforça laços entre comunidade, visitantes e cultura local.

Artigo anteriorQuatro homens detidos por caça ilegal em zona de proteção em Vila Nova de Foz Côa
Próximo artigoPrimeiros flocos de neve deste outono já caem na Serra da Estrela