Figueira de Castelo Rodrigo celebra a natureza em festa com os 84 anos da “Rainha da Amendoeira em Flor”

Campo com flores brancas e árvores em flor

A celebração da “Rainha da Amendoeira em Flor” está de volta a Figueira de Castelo Rodrigo, nos fins de semana de 7 a 9 e de 14 de 16 de março, num evento que promove o património natural, cultural, os produtos regionais e as tradições do concelho. 

A Autarquia Figueirense preparou um programa diversificado, que reúne espetáculos musicais, atividades desportivas, culturais e as tradicionais tasquinhas e cujo epicentro vai estar localizado no recinto da feira, complementado com uma tenda que garante o conforto e comodidade de todos os visitantes e comerciantes. 

No panorama musical, destaque para a presença do cantor, compositor e músico português Virgul, no dia 15 de março, cuja carreia ganhou impulso aquando da integração na famosa banda Da Weasel. O cartaz conta ainda com as atuações de Sérgio Rossi, Sons do Minho e David Antunes & The Midnight Band com Emanuel Moura, sem esquecer os artistas e bandas locais do concelho como Renovação 3, Organista Beto, Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Academia Figueira Sénior, o Grupo Folclórico de Riba Côa e DJ Popey & DJ Ruben F. 

Na vertente cultural e desportiva, destacam-se a tradicional Caminhada da Amendoeira em Flor, a prova de BTT e de atletismo urbano, os jogos tradicionais e a primeira edição do Festival de Folclore da Amendoeira em Flor, com a presença do Grupo Folclórico de Riba Côa, Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, Rancho Folclórico de Vimioso e do Rancho Folclórico Flor do Campo. Dedicado aos mais jovens e a todas as famílias, os alunos do Zumba Kids e Tik Tok Dance, vão protagonizar o momento “Febre da brilhantina vs Baile Funk”. 

Para o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, “este evento tem um simbolismo enorme para o nosso concelho, totalizando, agora, 84 anos desde a sua criação, sendo o cartaz turístico mais antigo da região, que celebra a natureza em festa, as nossas paisagens vestidas com flores brancas e cor de rosas e junta a promoção dos nossos produtos endógenos com a vertente cultural, artística e histórica, numa simbiose única”.

O desabrochar das amendoeiras em flor é um dos cartões de visita da região de Figueira de Castelo Rodrigo, que, todos os anos, atrai milhares de turistas provenientes de várias partes do país e de Espanha, numa festa que celebra este património natural de beleza única que completa, em 2025, 84 anos de existência.

Artigo anteriorCandidaturas abertas ao Prémio Abel Manta de Pintura 2025
Próximo artigoCarnaval em Vila Franca das Naves: sátira e alegria vão invadir as ruas no dia 2 de Março