Guarda e Aldeias de Montanha lançam concurso de ideias para homenagem às Queijeiras da Serra da Estrela

mãos a trabalharem na produção de queijo

O Município da Guarda e a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado das Aldeias de Montanha lançam um concurso de ideias para a criação de uma instalação de arte no espaço público na cidade da Guarda de homenagem às Mulheres Queijeiras, as grandes Guardiãs da Montanha e do Saber Fazer do Queijo da Região da Serra da Estrela.

Com a iniciativa Art Competition – As Guardiãs da Montanha pretende-se a criação e execução de uma obra artística que constitua uma representação simbólica de evocação e homenagem às Mulheres Queijeiras que são muitas das vezes também pastoras.

A instalação pode ser concebida de forma totalmente livre, não tendo que obedecer a nenhuma linguagem específica, e deverá refletir uma atitude contemporânea. Será implantada na confluência da Av. Comandante Salvador do Nascimento com a Av. Alexandre Herculano no muro de suporte à urbanização existente no local, entre a escada de acesso à urbanização e os edifícios comerciais onde está sedeada a Associação de Futebol da Guarda.

A obra estará inserida numa Rede Artística abrangente de homenagem à Mulher Queijeira que envolverá todas as sedes de concelho do Parque Natural da Serra da Estrela. A instalação terá associado um marcador que com recurso a um smartphone ativa o ‘touch-point’, através do scan de um ‘QRCode’ ou de outro marcador visual (legenda da peça ou a própria peça) acedendo o visitante a conteúdos digitais e multimédia. Através de fotos, vídeos e áudios será possível conhecer as histórias das Queijeiras e das suas Queijarias e também aceder a informações sobre o autor e processo de realização da peça. Mediante a consulta de um mapa, o visitante pode ainda aceder às localizações das Queijarias mais próximas.

A iniciativa dá continuidade ao projeto Queijeiras, promovido pela ADIRAM em parceria com os nove Municípios que integram a rede – Guarda, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas, Seia e Oliveira do Hospital.

O regulamento da iniciativa pode ser consultado aqui:
http://conteudos.mun-guarda.pt/conteudos/PublishingImages/outros/REGULAMENTO%20GUARDA%20FINAL.pdf

Artigo anteriorSegunda edição do Festival Gastronómico “Borrego à Mesa” regressa a Oliveira do Hospital