Castro do Jarmelo em festa com a 40ª Feira Concurso do Jarmelo

No primeiro domingo de junho, como manda a tradição, a Feira Concurso do Jarmelo regressa ao Castro do Jarmelo, no concelho da Guarda, integrada no Ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda. 

Trata-se de um evento essencialmente de cariz rural que, ano após ano, procura  promover e dinamizar a economia local e regional associada à pecuária, à agricultura e aos  produtos derivados destas duas importantes atividades económicas. 

A Feira Concurso do Jarmelo regressa no dia 2 de junho, apresenta-se como um evento dirigido a públicos ligados  ao mundo rural, mas também a públicos mais urbanos, permitindo uma partilha de  experiências e vivências únicas. Para isso muito contribuem as várias atividades que  caracterizam o evento. 

Desde a primeira edição, no seguimento dos antigos Concursos Pecuários, o objetivo  primeiro da Feira Concurso do Jarmelo, sempre se prendeu com a promoção e divulgação das  raças autóctones da região da Guarda, sendo presentes a concurso os melhores exemplares  ovinos, caprinos e bovinos da região. 

Recorda-se que, fruto do trabalho científico desenvolvido pela Direcção-Geral de  Veterinária, a Raça Bovina Jarmelista, até então em risco de extinção, foi reconhecida como  raça autóctone a 27 de outubro do ano de 2007, com um primeiro registo de apenas 34  animais no Livro Genealógico. Era assim importantíssimo, naquela data, impedir a sua  extinção. 

Promovendo intensamente a Raça Bovina Jarmelista, a partir de 2009, a Feira  Concurso do Jarmelo passou também a integrar anualmente o Concurso Nacional Bovino da  Raça Jarmelista, onde, juntamente com os restantes animais expostos, são os mesmos  classificados por um júri, premiando os exemplares com melhores qualidades e aptidões. 

Paralelamente e complementarmente à promoção das raças autóctones da região da  Guarda é também promovida a realização de uma feira de ano, onde as populações locais se  deslocam para comprar produtos locais e artesanais. Dado o carácter rural do evento o mesmo  tem vindo a revelar-se cada vez mais um palco importantíssimo para a mostra de máquinas e  ferramentas agrícolas junto dos seus visitantes. 

Por outro lado, dada a localização do evento, junto ao Castro do Jarmelo, desde  sempre se procurou que o mesmo apresentasse algumas atividades culturais associadas ao  mundo rural e à região do Jarmelo, dando a conhecer os seus patrimónios materiais e  imateriais. São assim promovidos momentos musicais etnográficos, visitas guiadas/encenadas  ao Castro do Jarmelo, visitas à Casa Museu do Jarmelo, bem como mostras de artesanato.

No fim da jornada, será realizada a já tradicional garraiada, este ano antecedida de uma demonstração de toureio, da Escola do Montijo, e animada pelo Grupo de Forcados  Amadores de Abiul e pelo grupo de recortadores Recort`Arte 

Assinalando a 40ª edição da Feira Concurso do Jarmelo, a Casa Museu do Jarmelo  acolherá também uma exposição sobre a História da Vaca Jarmelista e o seu Concurso  Pecuário. Partindo de uma investigação histórica, arquivista e etnográfica pretende-se dar a  conhecer ao público o longo trajeto que levou ao reconhecimento da vaca jarmelista como  raça autóctone. A inauguração da exposição “História da Vaca Jarmelista e do Concurso  Pecuário que a promove”, terá lugar na Casa Museu do Jarmelo, pelas 19:00h, no dia 1 de  junho, ficando patente até ao dia 22 de setembro, dia em que a mesma será encerrada no  âmbito das Jornadas Europeias do Património. 

Estima-se que ao longo do dia o recinto da Feira Concurso do Jarmelo seja visitado  aproximadamente por 5.000 visitantes, vindos essencialmente da região Centro de Portugal e  da vizinha comunidade autónoma de Castilla y León. 

Estamos assim perante um evento fortemente enraizado nas tradições locais, com  especial enfâse na promoção das raças autóctones da região, que ao fim de 40 edições, ainda  se mostra da maior importância preservar. 

Mais uma vez, a organização do evento é da responsabilidade da Freguesia de São  Miguel do Jarmelo, da Freguesia de São Pedro do Jarmelo, da Associação Cultural e Desportiva  do Jarmelo e da Acriguarda – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, sempre com  o apoio da Câmara Municipal da Guarda. A exposição “História da Vaca Jarmelista e do  Concurso Pecuário que a Promove” conta ainda com o apoio do Museu da Guarda, da  Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e do Arquivo Distrital da Guarda.

Artigo anterior“Dia Aberto” com dezenas de atividades no Agrupamento de Escolas de Trancoso
Próximo artigoBatalha de São Marcos relembrada no Feriado Municipal de Trancoso