Corujeira, no concelho da Guarda, vive as Jornadas da Lã nos dias 10 e 11 de junho

Tosquiar a lã de ovelha

Tosquia de ovelhas, piqueta dos tosquiadores, ensacamento da lã, jantar dos pastores são algumas das iniciativas que fazem parte do programa da edição de 2023

No âmbito do Ciclo de Festivais de Cultura Popular realizam-se nos dias 10 e 11 de junho, as Jornadas da Lã – Festa da Natureza em Corujeira, no concelho da Guarda. Trata-se de um evento que permite vivenciar esta Festa da Natureza na localidade de Corujeira, contactar com os pastores, presenciar a tosquia e os procedimentos intrínsecos ao tratamento da lã, participar em percursos, oficinas, refeições com produtos regionais e muita animação.

Os visitantes terão a oportunidade, no dia 10 de junho desde as 9 horas até à hora de almoço, de presenciar ao vivo a tosquia de um rebanho, na Quinta das Maias. A meio da manhã haverá a tradicional “piqueta”, nome ouvido por estas bandas para sinalizar a bucha do tosquiador, e animação ambulante com Pilha as Galinhas e missa campal.

Durante a tarde, a partir das 15 horas, haverá vários uma feira de artesanato e gastronomia, oficinas musical, jantar dos pastores das freguesias da Encosta da Serra e bailado.

No domingo, dia 11 de junho, as Jornadas da Lã iniciam-se às 8h30 em Corujeira com uma caminhada, percurso com rebanhos e pastores pelas pastagens da Corujeira. Durante a tarde a animação continua na Quinta das Maias a partir das 15 horas com a feira de artesanato e gastronomia, Manifestações do Imaginário da Pastorícia e da Lã: Aguçar das Tesouras, Tosquia Manual, Transformação de Lã – tecelagem . Do programa faz ainda parte a animação musical com grupos de cantares e a merenda do pastor.

As Jornadas da Lã são promovidas pela União de Freguesias Corujeira e Trinta e Confraria Ovelhã com o apoio do Município da Guarda e das Aldeias de Montanha.

Artigo anteriorEstão a decorrer as inscrições para a Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo
Próximo artigoBeira Alta TV vence Prémio Sapo “Meio Digital Regional do Ano”